V de Vingança é uma poderosa e aterradora historia sobre a perda de liberdades e cidadania, num mundo imaginário, mas aos dias de hoje bem possível. V de Vingança permanece como uma das grandes obras de banda desenhada e revelou ao mundo os seus criadores, tendo sido escrita por Alan Moore e ilustrada em grande parte por David Lloyd.
V de Vingança foi publicada originalmente entre 1982 e 1983 a preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizada. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Allan Moore e David Lloyd retomaram a série e concluíram-na com uma edição colorida.
A história passa-se num futuro distópico e pós-apocalíptico de 1997, no Reino Unido, em que um misterioso revolucionário tenta destruir o Estado através de acções directas. Encenada numa Inglaterra e num futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora historia captura a natureza sufocante da vida num estado autoritário e é a forca redentora do espírito humano que se rebela contra esta opressão. Obra de surpreendente clareza e inteligência, V de Vingança traz profundidade a este audacioso conto de opressão e resistência.
O enredo é situado num tempo futurista, uma espécie de futuro alternativo, numa realidade em que um partido de índole totalitária ascende ao poder, após uma guerra nuclear que devastou o planeta. A analogia com o regime fascista é inevitável: o governo tem o controle dos media, há uma polícia secreta e campos de concentração para minorias raciais e sexuais, à semelhança do que escreveu Hannah Arendt no seu livro "Origens do totalitarismo", de 1951. Existe também um sistema de monitorização mediante a utilização de câmaras, nos moldes de 1984, de George Orwell, escrito em 1948, quando os Circuitos Fechados de TV ainda não existiam, tais como são hoje.
A história foi escrita no momento em que a Inglaterra, sob a liderança da primeira ministra Margaret Thatcher, estava a implementar o modelo económico neoliberal, ao mesmo tempo em que o chamado socialismo real entrava em colapso na U.R.S.S..
"V", nome de código do protagonista, tem uma postura anarquista. A história começa após o fim de um conflito político, com os campos de concentração desactivados e a população complacente com a situação, até que surge V, um anarquista que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. V inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado, em grande parte inspirada na chamada Conspiração da Pólvora do início do século XVII, da qual Guy Fawkes participou.
No processo, conhece Evey, que perdeu os pais durante a guerra. Evey é tratada por V como uma aprendiz, sendo apresentada como resquícios de uma cultura perdida por causa da guerra e degradação da sociedade.
Baixar aqui.
Nota: Para acederes ao arquivo da BDTeca tens que ter uma conta activa Google mas primeiro não te esqueças de nos mandares uma mensagem a solicitar o acesso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Os mais populares
-
300 é uma série limitada de cinco edições publicada pela Dark Horse Comics em 1998, de inspiração histórica, escrita e ilustrada por Fran...
-
A banda desenhada volta a ocupar a cidade da Amadora. São agora três os locais que vão receber as mais diversas personagens do evento Amad...
-
A série As Águias de Roma decorre durante o reinado do imperador Augusto. O Império Romano está a expandir as suas fronteiras para a Germ...
-
A-ha é uma banda norueguesa do estilo pop-sintetizador formada em Oslo em 1982. Fundada por Paul Waaktaar-Savoy (guitarras), Magne Furuho...
-
O Meta-Barão é uma série escrita por Alexandro Jodorowsky e com a participação de Jerry Frissen, que conta com quatro ciclos de dois livr...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Participa no fórum da BDTeca e se achaste interessante comenta esta publicação. Gostamos de saber a tua opinião!