Akira

Akira
Akira é uma série de manga cyberpunk japonesa escrita e ilustrada por Katsuhiro Otomo. Foi inicialmente publicada nas páginas da Young Magazine, uma revista de mangas destinada aos jovens adolescentes no Japão, entre 1982 e 1990. Foi depois agregada em seis volumes pela editora Kodansha entre 1984 e 1991. A série foi publicada nos Estados Unidos pela Marvel Comics por intermédio da editora Epic Comics, tornando-se uma das primeiras mangas a ser totalmente traduzida para o inglês. Actualmente é publicada pela Kodansha Comics na América do Norte.

A arte de Otomo é considerada excelente e um marco histórico tanto para o próprio Otomo como para o desenvolvimento dos mangas em geral.

A história passa-se num Neo-Tóquio pós-apocalíptico e futurista, mais de duas décadas depois de uma grande explosão misteriosa ter destruído a cidade. A trama concentra-se nos esforços do líder de um gangue de motociclistas adolescentes, Kaneda, do militante revolucionário, Kei, e de um líder militar do Neo-Tóquio, coronel Shikishima, que tentam impedir Tetsuo, amigo de infância de Kaneda mentalmente desequilibrado, de utilizar o seu poder telecinético instável e as suas poderosas habilidades para devastar a cidade e despertar um indivíduo misterioso com habilidades psíquicas semelhantes às suas chamado "Akira", e que foi responsável pela destruição de Tóquio vários anos antes.

Ao longo dos seis volumes, Otomo usa convenções do género cyberpunk para detalhar uma saga de turbulência política, isolamento social, corrupção e poder. É considerado um trabalho marcante no género cyberpunk, com o crédito de ter criado o subgénero cyberpunk japonês. Akira recebeu aclamações universais generalizadas de leitores e críticos, como a arte, a escrita, os personagens, a progressão narrativa e a exploração dos temas e conceitos maduros, em conjunto com uma narrativa perturbadora, sendo estes os pontos chave dos elogios, ao mesmo tempo alcançou um sucesso comercial internacional, vendendo milhões de cópias em todo o mundo.

A adaptação para o cinema de animação foi lançada em 1988, e encurtou o enredo consideravelmente, mas manteve muitos dos personagens principais da manga e elementos do enredo ao lado de cenas, cenários, e motivos adicionais recebendo uma grande aclamação por parte da crítica, sendo uma grande influência para a indústria de anime do género cyberpunk.

A manga passa-se num período de tempo mais longo do que no anime e envolve um leque muito maior de personagens e subtramas. A adaptação de Akira para o cinema de anime marcou a transição de Otomo de uma carreira principalmente de mangas para uma carreira quase exclusivamente virada para o desenvolvimento de animes.

Akira foi fundamental para o aumento da popularidade da manga fora do Japão, especialmente nos Estados Unidos, já que o lançamento da edição colorida pela Epic Comics coincidiu com o lançamento do filme. A manga ganhou vários prémios, incluindo o Kodansha Manga e o Harvey Awards, e é apontada como um dos principais títulos na explosão da manga a nível internacional.

Clica aqui para veres todos os títulos disponíveis:
Série completa
  1. Akira - Volume 1
  2. Akira - Volume 2
  3. Akira - Volume 3
  4. Akira - Volume 4
  5. Akira - Volume 5
  6. Akira - Volume 6

Baixar aqui.

Nota: Para acederes ao arquivo da BDTeca tens que ter uma conta activa Google mas primeiro não te esqueças de nos mandares uma mensagem a solicitar o acesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa no fórum da BDTeca e se achaste interessante comenta esta publicação. Gostamos de saber a tua opinião!

Os mais populares