Hergé

Está a decorrer até 10 Janeiro 2022 na Fundação Calouste Gulbenkian a primeira exposição em Portugal dedicada ao autor de Tintin que apresenta tesouros do Museu Hergé e revela as diversas facetas do autor, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

Esta é uma exposição dedicada a Georges Remi, o artista de múltiplos talentos conhecido por “Hergé”.

Apresentada pela primeira vez no Grand Palais, em Paris, a exposição revela as múltiplas facetas de uma personalidade artística de referência. Para os fãs e não só, é uma oportunidade única de descobrir os tesouros dos estúdios Hergé: pranchas originais, pinturas, fotografias e documentos de arquivo, bem como para pensar de forma crítica como lemos Tintin hoje.

Organizada  em colaboração com o Museu  Hergé de Louvain-la-Neuve, a mostra reúne assim uma importante seleção de  documentos, desenhos originais e várias obras criadas  pelo autor de Tintin, através das quais o público terá a ocasião de decifrar a arte de um criador de génio que usa todos os meios à sua disposição para realizar as suas composições, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

Inspirando-se em várias correntes artísticas da sua época – da pop art ao abstrato, passando pelo minimalismo –, este artista autodidata também se interessou por civilizações antigas e pelas chamadas artes primitivas.

O que torna a arte de Hergé única e a distingue da de muitos outros autores de banda desenhada é a sua extraordinária capacidade de representar a realidade por um lado, de uma forma inventiva, mas por outro, tão familiar que o leitor pode facilmente projetar-se neste universo criado a partir do zero. Com linhas simples de uma impressionante precisão, sob o estandarte da inimitável “linha clara”, Hergé dá origem a personagens emblemáticas que encarnam os grandes valores da sociedade.

Esta exposição é uma oportunidade única para os visitantes descobrirem alguns dos tesouros dos Museu Hergé: pranchas originais, pinturas, fotografias e documentos de arquivo.

Será também a ocasião para revelar uma faceta do artista menos conhecida: a sua brilhante carreira como designer gráfico publicitário, revelada pelos seus cartazes altamente criativos.

Visita a exposição e surpreende-te com as diversas facetas de uma personalidade artística de referência do século XX!

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa no fórum da BDTeca e se achaste interessante comenta esta publicação. Gostamos de saber a tua opinião!

Os mais populares